quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Kosovo


Pois é. Aí está mais um novo país na delicada região das Balcãs - Kosovo. Melhor dito: no dia 17 deste mês o Kosovo proclama, de forma unilateral, a sua indepedência da Sérvia.
Após a divisão, a antiga jugoslávia deu origem aos seguntes territórios:

Repúblia da Croácia

República da Bósnia e Herzegovina;

República da Sérvia

República de Monte Negro

República da Eslovénia

República da Macedónia

E Kosovo.

A europa reage de forma cautelosa e a américa parece ver aqui uma oportunidade de limpar a sua imagem no mundo muçulmano.

Etnias

88% albaneses kosovares (1.996.000 – 2.072.000)
8%
sérvios (60.000 – 90.000)
2%
goranis (41.000 – 57.000)
1,5%
arrumanos (também macedo-rumanos) (34.000 – 38.000)
0,5%
turcos (17.000 – 19.000)

Religiões

92% muçulmanos
7%
ortodoxos sérvios
1%
católicos



domingo, 17 de fevereiro de 2008

A propósito da construção social da realidade



Divagando sobre representações sociais:
As representações sociais remetem para as propriedades sociais dos objectos (valor e significação). As representações são sociais, não porque necessáriamente são representações do social, mas porque inplicam um vínculo social, uma partilha por um grupo de indivíduos, num determinado contexto histórico. é o modo com a sociedade pensa e se pensa. São as nossas visões do mundo.
Veja-se, a este propósito, as representações sociais sobre a mulher e a construção social do papel da mesma na sociedade, aqui reproduzidas. Hoje dá, de facto, para rir!

Para não apagar a memória social




Holocausto:

A acção de Aristides de Sousa Mendes. A visitar.
http://mvasm.sapo.pt/index.html

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Super Terça Feira

Hilary Clinton, pelos Democratas, acabou por ganhar,em número de delegados, a Obama, para a respectiva nomeação pelos Democratas à Presidência dos EUA. É que, com com a desastrosa administração republicana de Buch os democratas estão "condenados" a ganhar as próximas eleições americanas. E, provavelmente, teremos Hilary como a primeira mulher presidente dos EUA. É a minha aposta, apesar de Obama ser o meu preferido.
Esperemos pelas propostas concretas da candidata, particularmente na política externa.
http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/234658

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Eleições na América




Super Terça Feira na América.


Se votasse na América votava democrata. Nestas eleições a coisa está renhida entre os dois super candidatos democratas: Barack Obama e Hilary Clinton. Para já considero Obama uma agradável surpresa. Com um discurso arejado, mobilizador, com fortes preocupações sociais.


Aguardemos.

Nós por cá




Por cá o carnaval é o coliseu, a batalha de água e pouco mais.


Para quem quer apostar no turismo é pouco. Muito pouco mesmo.

Carnaval e holocaust


Carnaval 2008 .
O mesmo de sempre.
No Brasil, o samba-enredo, tem sido lugar privilegiado de circulação de ideias onde se (re)interpretam os mais diversos tópicos do imaginário social nacional. O samba-enredo e seu contexto sociológico específico — o desfile das escolas de samba — são, sem dúvida, focos privilegiados de análise sociológica.
Fiquei, porém, surpreso com a notícia de que uma das escolas de samba proponha como tema para
samba -enredo o Holocaust. Infeliz ideia. Não porque o assunto não deva ser discutido, criticado. Não. Só que o tema é, a meu ver, demasido sério, demasiado vergonhoso para ser motivo de desfile carnavalesco, mesmo no Brasil. Foi proibido. Boa! Neste aspecto, o Brasil não brincou ao carnaval.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

O sociólogo Charles Horton Cooley, formulou a teoria do “espelho de si próprio”.
O espelho é a sociedade, que actua como um reflexo. Através deste espelho o indivíduo observa as reacções dos outros perante a sua própria conduta.
Deste modo o indíviduo pode alterar ou manter a sua conduta conforme a reação que obtem, pelo espelho, é negativa ou positiva.