O coordenador do estudo “Um Olhar Sobre a Pobreza” não tem dúvidas em afirmar que metade da população portuguesa está numa situação vulnerável à pobreza.
Atenção a esta análise:
"[...] a pobreza é um fenómeno social, não apenas individual: é não ter recursos para participar nos hábitos e costumes da sociedade. Se uma criança pobre não pode vestir-se como os seus colegas, para não ser ridicularizada, mesmo que tenha mais que uma criança em África, sofre de exclusão. O que é preciso para não ser estigmatizado em Portugal é muito mais do que em outros países".
E esta:
"Há uma definição do século XIX, que diz que uma pessoa é pobre quando não tem dinheiro para vestir uma camisa que seja aceitável na sociedade."
"Quando se pensa em pobreza, pensa-se em miséria ou nos sem-abrigo. O pobre, na definição adoptada no estudo, é alguém que não consegue satisfazer de forma regular todas as necessidades básicas, assim consideradas numa sociedade como a nossa. Miséria é uma parte disso."
A escola, sempre a escola:
[...] "o sistema educativo tem que ter condições de acesso e sucesso das crianças provenientes dos meios pobres. O sistema educativo está desenhado à imagem da família média e média alta: métodos pedagógicos, conteúdos escolares, o tipo de apoio que a criança pode ou não ter em casa, dadas as condições de habitação ou o grau de instrução dos pais… Há certos pressupostos de que os pais têm conhecimento para ajudar, de que têm acesso à internet ou a livros de consulta… Às vezes, as crianças não têm sequer um canto para fazer os trabalhos de casa."
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1329698&idCanal=62
A reter, principalmente para quem estuda estes fenómenos. Aguardar a publicação do estudo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário