domingo, 2 de março de 2008

Livro: Pobreza, trabalho e identidade


Numa região onde não abundam estudos de carácter sociológico é sempre de registar o aparecimento de obras, sérias e honestas, que procuram estudar, compreender e, portanto, problematizar a realidade social e particularmente as questões relativas à pobreza e exclusão social. O estudo do Dr. Fernando Diogo, "Pobreza, Trabalho e Identidade", ora editado em livro, e cuja apresentação ocorreu no passado dia 28, no Centro Cultural de Ponta Delgada, é, a meu ver, uma obra a reter para quem, de uma maneira ou de outra, está ligado a estas problemáticas e mesmo para quem não está.
O relacionamento dos beneficiários do actual RSI (ex RMG) com o mundo do trabalho, questionando-se o que realmente mudou com a alteração de nome, são algumas das questões levantadas. Algumas temas que mais me interessaram:

a problematização da identidade social;
tensão identitária resultante da distância entre as formas como os indivíduos se definem e as formas como os outros os definem, tendo o autor identificado três respostas para a a sua redução: defesa, orgulho e distanciamento;
a importância do trabalho e do emprego na definição da posição dos indivíduos na sociedade e na sua identidade social, particularmente nesta população que apresenta escassez de algum tipo de recursos e com uma precariedade de emprego do tipo "carrossel sucessivo", como é referido pelo autor, entre empregos precários e desemprego de longa duração.
Boa leitura.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Também gostei.
Só não percebo porque a apresentação do livro foi promovido pela CMPDL.